terça-feira, 1 de setembro de 2009

Projeto 3° Bimestre- Quem ama cuida

3° Bimestre – Quem ama cuida!




Image and video hosting by TinyPic


6.4. Amor aos animais!
Frase-chave: A fada da fauna cuida dos animais.

Motivação: para começarmos este 3° bimestre serão utilizadas as bonecas da Tinkerbell e suas amigas. Falaremos de cada uma das suas amigas mais profundamente: Fauwn a fada da Fauna; Rosetta a fada jardineira; Silvermist a fada da água e Iridessa a fada da Luz.
Usaremos primeiro a fada da fauna –Fauwn – e através de uma história será contada como é a vida de uma fada que entende e fala com os animais.
Desenvolvimento: preservação dos animais e divisão destes em terrestres, marítimos e aéreos, com suas devidas características.
Cuidado e amor aos animais.
Adição de números naturais.
Destacar na história a palavra-chave e desenvolver a percepção auditiva e visual do segundo fonema /na/. Registrar em blocão e no caderno palavras com este fonema. Apresentar a família silábica do /n/ e realizar a permuta aumentando o vocabulário: banana, boné, boneca, cabana, canos, cano, caneta, fino, menino, menina, pena, canudo, pano, limonada, tucano, piano, sabonete, sino, semana, telefone, domino, nó, nota, soneca...
Culminância: despertar na turma o cuidado e o amor com os animais construindo placas com desenhos e frases de amor aos animais.



Image and video hosting by TinyPic


Apresentar a Rosetta a fada jardineira que cuida
das flores e da terra.
Contar a historia de como esta fada vive cuidando
de toda nossa flora.
Palavra-chave: Rosetta adora rosas e cuida da terra.

Desenvolvimento: logo após a história da Rosetta discutiremos a importância das flores na terra e como fazer para conservação do solo, a terra.
Como nascem as flores e suas características mais importantes, como germinação.
Plantar flores em vasinhos coloridos e enfeitados feito com garrafa PET. Acompanhar o crescimento da flor anotando seu desenvolvimento marcando os dias.
Animais que vivem e se alimentam de substâncias retiradas pela terra.
Preservação do ambiente e do planeta: lixo X limpeza; reciclagem, despertando assim o amor pelas plantas e pelas flores.
Destacar a palavra-chave rosa e desenvolver a percepção visual e auditiva do primeiro fonema /ro/. Registra em blocão e no caderno palavras com esse fonema. Apresentar a família silábica do /r/ e aumentar o vocabulário realizando a permuta: roda, remédio, rede, rato, rata, radio, robô, ralo, rico, rola, raio, rua, rio, rodela, reino, rei Rui, Renata, roupa, roeu, rabo, rodo...
Na mesma frase destacar posteriormente a palavra terra. Desenvolver a percepção do ultimo fonema, alertando para a diferença na presença de /rr/ na palavra. Pesquisar palavras com /rr/ em jornais e revistas e registrar em blocão. Fazer leituira das palvras e interpretá-las através de desnhos.
Aumentar o vocabulário com novas palavras: carro, serrote, corrida, ferro, torre, barraca, burro, correio, terreno, beterraba...
Culminância: apresentação de todas as plantas e flores germinadas enfeitando a escola.


Image and video hosting by TinyPic


6.5. Amor a água.
Frase-chave: A fada controla as gotas de água.
Motivação: apresentar a historia da fada Silvermist que controla, manipula e move a água. Apos a apresentação, discutir a importância da água em nossa vida, na higiene, na alimentação, no controle das espécies...
Pesquisar a utilização da água e animais do fundo do mar.
Preservação da água (economia), limpeza dos mares, praias e rios.
Formação da chuva e sua importância (experiências)
Destacar na historia a palavra-chave e desenvolver a percepção visual e auditiva do fonema /go/. Registrar em blocão e no caderno palavras com /go/. Apresentar a família silábica do /g/ e aumentar o vocabulário: gota, gaveta, goiaba, gato, gata, galo, fogão, fogo, figo, goiabada, figa, gaita, gaiola, bigode, Gugu, Guga, lago, lagoa...
Explorar o ambiente escolar para identificar elementos da natureza ou feitos pelo homem que tenham as formas geométricas (cubo, esfera, paralelepípedo, cilindro, e cone e assim como o triângulo, quadrado, retângulo e círculo). Modelagem de massinha e argila na construção de tais formas. Montar e desmontar caixas de diferentes formas e traçar contorno delas planificadas.
Culminância: criar um grande aquário com vários animais feito com técnicas de arte.
Image and video hosting by TinyPic
6.6. Amor ao ar
Frase-chave: Vidia é uma fada voadora que controla o vento.
Motivação: apresentar mais uma amiga da Tinkerbell, a fada Vidia que controla o vento e sua especialidade está na velocidade, já que é a fada mais rápida que já passou pelo Reino das Fadas. Ela pode ser bem malvada quando quer, por isso não é de se estranhar que ela viva sozinha em sua casa.
Desenvolvimento: após a historia discutir sobre o comportamento da fada voadora e debater sobre a questão do bem e do mau. Conversar sobre o talento desta fada e a condição de controlar o vento, o ar. O que é o vento, como é formado e pó que.
Musica sobre o vento (MPB4) e experiências com algodão e pedrinhas para comprovar a força do ar; bexigas, pingos de água em papel e borbulhas...
Destacar a palavra-chave e o fonema /vo/. Registrar em blocão e no caderno palavras com este fonema. Apresentar a família silábica da letra /v/ e formar novas palavras: vovô, vovó, ovo, uva, cavalo, vaca, vida, viola, vai, cava, vela, viúva, voto, pavão, pavio, vala, nove, fivela, novela, navio, ave, violeta, avião, gaveta, gavião...
Preservação e cuidados com o ar: como o homem polui o ar? Suas conseqüências e sugestões de melhoria.
Animais que voam e suas características principais. Preservação e cuidado com esses animais.
Aproveitando a palavra-chave destacaremos o seu ultimo fonema /ra/ brando. Pesquisar em jornal e revista palavras com /r/ no meio e final da palavra. Aumentar o vocabulário com novas palavras: barata, cadeira, mamadeira, careta, caveira, careca, farofa, garota, garoto, parada, parede, muro, beira, coroa, cara, purê, arara, amarelo, abóbora, madeira, perereca, urubu, pirulito, pêra, buraco, siri, ferida, adoro, feira...
Subtração de números naturais.
Culminância: depois de termos falado sobre a natureza meio ambiente, despertando o cuidado e amor ao nosso planeta, construir cartazes de alerta sobre a preservação e a preocupação por um mundo ideal através da leitura e interpretação da música “um novo planeta” da Xuxa.



Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário