sexta-feira, 20 de novembro de 2009

História de Amor: Tristão e Isolda




Depois de conhecermos a história de Romeu e Julieta chegou a vez de Tristão e Isolda.
Um breve histórico:

"Tristão e Isolda são personagens de uma lenda cuja origem exata nos é desconhecida, sabendo-se apoenas que as primeiras versões escritas datam do século X.
Dizem que Tristão, tendo ficado orfão, teve sua herança tomada pelos vassalos de seu pai. Desprotegido, foi morar com o tio, um rei cahamdo Marcos, que o transformou num cavaleiro da Távola Redonda.
Numa batalha com o gigante Morolt, a quem o rei Marcos pagava pesados impostos, Tristão foi feriso, e seus ferimentos só poderiam ser curados pela magia da rainha da Irlanda, inimiga declarada de seu tio. Disfarçando-se de músico, e usando o nome de Tântris, Tristão foi conduzido ao castelo da rainha, onde se tronou professor de música da princesa Isolda.
Apos ser curado pela rainha, Trsitão regressou ao castelo de su tio, a quem descreveu a beleza de Isolda. O rei Mracos, embevecido pelas palavras de Tristão, vislumbrou uma boa maneira de acabr com a inimizade enter ele e a rainha da Irlanda, e pediu a mão de Isolda em casamento. A rainha concordou com o casamento e organizou um banquete de núpcias, preparando uma poção mágica que levaria os noivos, o rei Marcos e a princesa Isolda á paixão imediata.
Durante o banquete, porém, os copos que continham a poção mágica da piaxão foram trocados, por acidente, e quem bebeu, em lugar do rei Marcos, foi Tristão. Imediatamente ele e Isolda apaixonaram-se , embora o casamento tenha prosseguido. Tomados pela paixão incontrolável, Tristão e Isolda encontravam-se às escondidas, mas forma um dia surpreendidos pelo rei Marcos, que magoado, expulsou-os do castelo. Após vagarem sem destino certo por algum tempo, totalmente sem posses, não encointrando guarida em lugar nenhum, pois todos temiam a ira do rei Marcos, Tristão e Isolda chegaram a um estado de terrível penúria. Penalizado, o rei Mracos os perdoou, acolhendo Isolda em seu castelo e deportando seu sobrinho Tristão para bem longe.
Afastado para terras distantes, sem esperanças, Trsitão acabou casando-se com outra moça, também, por coincidência, chamada Isolda. Esta apesar de amá-lo muito, nunca conseguiu fazê-lo esquecer o antigo amor, e por isso sentia terrível ciúme.
Em outra batalha Tristão viu-se novamente ferido, e pediu para Isolda, sua amada, que havia herdado da mãe a arte da cura, que viesse atendê-lo. Isolda, uqe também ainda amava Trstão, não negou sua ajuda. Mandou avisar que chegaris num navio que treia velas barncas se tudi estivesse bem. A esposa de Tristão, entretanto magoada com a atitude d esue marido, quis vingar-se dele,e ao avistar o navio chegando disse-lhe que este tinha velas negras, anunciando que Isolda havia falecido durante a viagem.
Tristão não suportou a suposta perda de Isolda e morreu. Quando Isolda finalmente desembarcou para rever seuamor Tristão, já era tarde. Encontrou-o já morto."

Fonte: Livro "Almas Gêmeas" de Mônica Buonfiglio.

Existem inumeras versões para esta mesma história e numa delas, Isolda ao encontrar seu amado morto, morre de tristeza também. Outro final é que Isolda ao chegar no local ocorrido, vai até ele, deita-se junto a ele, beija-o na boca e no rosto, abraça-o forte e morre. Quando o rei Marcos sabe da morte dos dois, vai até a Bretanha buscar seus corpos. Sepulta-os separados por uma capela. Mas durante a noite, da tumba de Tristão brota um espinheiro verde, com flores perfumadas e elevou-se por cima da capela até o túmulo de Isolda, três vezes o cortaram, três vezes ele voltou. E, sendo assim, resolveram deixá-los em paz.
Escolha o seu final!!

Fizemos desenhos e texto coletivo, cada um escreveu uma frase sobre a lenda medieval.
Retirei a frase chave: Tristão chora pelo amor de Isolda. Destaquei a palavra chora e o dígrafo /CH/.
Fico devendo tb os trabalhos sobre esta historia de amor.

Filme sobre a história:

Sinopse

Clãs lutam pelo poder na Inglaterra da Idade Média após a queda do Império Romano. Tristão, jovem cujos pais são assassinados, é adotado por seu tio, Lorde Marke, e vira seu maior guerreiro. Dado como morto, Tristão é encontrado e tratado pela bela Isolda, com quem troca juras de amor, mas mantém seu nome em segredo. Ele ganha em um torneio de lutas a mão da princesa irlandesa para Lorde Marke, sem saber que ela é na verdade Isolda. O casamento trará a paz e a unificação dos clãs, mas a paixão faz com que Tristão e Isolda arrisquem tudo para viver seu amor proibido.
Elenco

James Franco .... Tristan
Sophia Myles .... Isolde



Vale a pena conferir o filme, mesmo que sua turma seja pequena e vc não passe para eles verem.


ROMANCE (2008) (Romance (2008), Brasil, 2008)


Ana (Letícia Sabatella) e Afonso (Wagner Moura) são dois jovens atores que se apaixonam durante a montagem teatral de Romance de Tristão e Isolda. Ao mesmo tempo que recriam a história deste casal mítico que está na origem de todos os casais românticos, eles tentam descobrir para si próprios uma nova forma de se relacionar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário