quarta-feira, 28 de março de 2012

2ª unidade: letras do alfabeto - identidade

                             

Nesta 2ª unidade demos ênfase as letras do alfabeto e a construção de sua identidade.
Como motivação brincamos de pular corda, onde fiquei muito espantada ao perceber que a grande maioria de minha turma não sabia brincar de pular corda. Primeiramente ensinei uma das diversas musicas que podemos usar nesta brincadeira:
         
                    "Suco gelado, cabelo arrepiado, qual a letra do seu namorado? A, B,C...Z
O propósito da brincadeira é ver até em qual letra cada criança consegue chegar. Mas eles não saiam da letra A (tadinhos!!). Mas como boa geminiana que sou, insisti e tentei mostra-los como se brinca e quando deve-se pular a corda para que ela não bata em seus pés. Enfim, valeu a pena porque eles viram algo novo, gostaram e foi dificil voltar para a sala pois não queriam parar!!


Depois de toda essa brincadeira, fomos para a sala e numa caixa haviam várias letras do alfabeto avulsas. Um de cada vez, foi até a caixa e procurou a letra inicial de seu nome. Colamos as letras na ordem alfabetica, com o auxilio do alfabetário existenete em sala de aula. Depois de todas as letras coladas cada um escreveu seu nome ao lado da letra. Ficou assim:


No dia seguinte brincamos de A canoa virou com as plaquinhas de nomes deles na rodinha.


Nós cantamos a musica e quando eu falava um determinado nome, o dono deveria buscar a sua plaquinha e colocar no quadro de pregas (q esqueci de tirar a foto!!).

Além dessa atividade, cada criança recebeu uma canoa de papel e eles fizeram seu autorretrato, recortaram e colaram atrás da canoa. Depois montamos um cartaz.


E com os "peixinhos da canoa" fizemos em pratos de papelão, peixinhos coloridos com o nome de cada um:


Atividades para imprimir. Elaboradas por mim e supervisão de minha coordenadora:





domingo, 25 de março de 2012

1 unidade: Estamos de volta



Sei q esse tema já passou, mas vou postar os trabalhos que fiz com minha turma e como ficou a concretização do inicio do nosso projeto.

Livros utilizados sobre o tema:

O livro conta a história de um menino que nasce e mora numa comunidade onde o samba faz parte da vida e das histórias do lugar. É um menino toca na bateria e tem sonhos grandiosos para a escola de samba que faz parte da sua vida.







Através deste livro fizemos uma lista com instrumentos de samba que else conheciam.

Com o livro "Quem é, quem é?" (vou ficar devendo a capa dele) contada pela professora de Sala de leitura Ione, desenharam suas fantasias preferidas ou aquelas que gostariam de se fantasiar e aproveitamos para confeccionar a nossa para o Grito de Carnaval que teve no final da semana.
As meninas fizeram o chapeu de fada com cartolina rosa, papel crepom amarelo e estrelinhas prateadas. Já os meninos sairam de pirata com seu imenso chapéu feito de cartolina preta  lenço na cabeça feito com TNT e o tapa-olho (q não poderia faltar) também confccionado com TNT.
Arrasaram!!!!

Abaixo estão algumas atividades sobre esse tema que fizemos com eles:









Além, de termos ouvido algumas marchinhas de carnaval, apresentei à eles o samba enredo da Escola de Samba Unidos da Tijuca (q por acaso veio a ser a Grande campeã do carnaval 2012) por apresentar o Grande Mestre Luiz Gonzaga e que também fará parte de nosso planejamento por conta do seu Centenário de vida.



Para baixar o samba enredo:

E assim se foi!!!
Bjs atá a próxima!!!





Projeto 2012- É brincando que se aprende!

Este ano assumi o projeto "É brincando que se aprende" na construção da leitura e da escrita na alfabetização. Adotando a idéia inicial da coordenadora da escola Vivian e juntamente com a outra professora de alfabetização do turno da tarde, elaborei o projeto que resgata as velhas brincadeiras de nossa infância que pouco são conhecidas pelas crianças de hoje tão envoltas pelo mundo da computação, video games, lan houses ou seja  o mundo virtual.

Eis aqui o projeto do 1º bimestre:
                                                   Escola Municipal Shakespeare


Projeto de alfabetização

É brincando que se aprende!
  Brincando como antigamente!



                                                                       1º ano do Ciclo

                                                                               2012

1º Bimestre: Eu e os outros

Conteúdos:
Português:

 Reconhecimento do seu nome e dos colegas e professora;

 Quantidade de letras e silabas nas palavras;

 Alfabeto;

 Vogais;

 Fonemas das palavras chaves: /B/ /N/, /C/, /S/, /P/ e /D/ ( boneca, dedo e sapo)



Matemática:

 Quantificação e reconhecimento dos números até 9;

 Grafia dos números até 9.



Ciências:

 Esquema Corporal

 Os sentidos

 Higiene



Estudos Sociais:

 Identidade

 Família


1ª Unidade: Estamos de volta!

Unidade de trabalho: acolhimento; sonorização e reconhecimento de letras e palavras, do seu nome e atividades referentes ao Carnaval.

Data prevista: 13 a 17/02
Atividades:

Motivação – utilizar a musica “Desengonçada”ou “Aeróbica Tropical” ambas da Bia Bedran para interagir os alunos nesse primeiro momento e contato com o grupo.

Utilizar-se de brincadeiras para conhecimento dos alunos que estão chegando, como “batata quente”. Em quem parar a “batata”, esse dirá o seu nome. Depois troca, quando parar novamente ele dirá o nome de um colega.

Através da Literatura Infantil explorar o tema Carnaval, sua palavra e seu significado.

Listar no blocão palavras que lembrem o Carnaval. Num outro blocão listar somente instrumentos musicais e /ou fantasias.

Confeccionar fantasias através da leitura do livro: “Quem é, quem é?”. Autorretrato com essas fantasias e brincadeiras de adivinhações como propõe o livro.

Confeccionar instrumentos musicais através da leitura do livro “Tequinho, o menino do samba”.

Apresentar o samba enredo da Escola de Samba Unidos da Tijuca que fala da vida de Luiz Gonzaga.

Atividades que incluam o sistema de rodízio em sala de aula como massinha, desenho livre, jogos, recorte e colagem e leitura de histórias.

Apresentar a plaquinha do seu nome e realizar a chamadinha de variadas maneiras no quadro de pregas. Realizar o desenho na sua plaquinha de si mesmo.

Culminância: Baile de carnaval


2ª Unidade: Letras do alfabeto / Identidade

Data prevista: 27/02 a 02/03

Motivação: brincadeira de corda

Atividade: Explorar a cantiga e a brincadeira de corda enfatizando as letras do alfabeto.

Escrever em blocão a letra da cantiga e destacar as letras do alfabeto. Construir com os alunos, o alfabeto da turma, destacando a 1ª letra do nome de cada um.

Separá-los e classificá-los em meninos e meninas, quantidade de letras em cada nome, mesma letra inicial, mesma letra final...

Diferenciar letras de números e símbolos, criando com eles um quadro com o nome de cada um (letras), a quantidade de letras (numero) e uma carinha de menina ou menino (símbolo).

Utilizar outras cantigas de roda como “A canoa virou”, “Ciranda cirandinha” e “Eu vi o sapo”na construção do nome e de sua identidade. Registrar essas cantigas em blocão.

Culminância: Jogo do alfabeto (Lince), criado pelos alunos utilizando papel cartão, canetinhas, tintas, tesoura e lápis.



3ª Unidade: As vogais

Data prevista: 5 a 17/03
Atividades (sempre utilizando-se das brincadeiras e cantigas para cada vogal):

Letra A (data prevista: 5 e 6/03)

Motivação – brincadeira “Passa o anel”.

Depois de realizada a brincadeira, construir um texto coletivo explicando as regras do jogo e como se brinca.

Destacar no texto a palavra anel e a letra A.

Construir cartaz com palavras e desenhos que comecem com a letra A.

Utilizar materiais diversos na construção da grafia da letra em questão.

Utilizar outras musicas que falem de anel como Ciranda, cirandinha e O anel de Bia Bedran e nele reconhecer e identificar a vogal trabalhada em seu diverso contexto.



Letra E (data prevista 7 e 8/03)



Motivação – brincadeira “elefantinho colorido”

Realizar a brincadeira no pátio da escola e construir logo após um texto coletivo sobre a brincadeira.

Destacar no texto a palavra elefante e a letra inicial E.

Construir cartaz com palavras e desenhos que comecem coma letra E.

Reconhecer a letra em diversos outros textos ou musicas, como por exemplo “Um elefante incomoda muita gente...”

Artes: utilizar a cola colorida ou tinta e o batedor na pintura de um elefantinho cada um com a sua cor preferida. Confeccionar um cartaz nomeando as cores de cada elefantinho.



Letra I (data prevista: 9 a 12/03)
Motivação – brincadeira cantada “Tangolomango”

Atividades: reproduzir a musica no blocão.

Destacar a palavra irmã e a letra inicial I.

Construir cartaz com palavras e desenhos que comecem com a letra I.

Representação gráfica da letra em questão utilizando diversos materiais.

Desenhar como eles acham que são as irmãs da musica. Construir cartaz com as nove irmãs com o numeral correspondente ao lado levando-os a perceber que estão na ordem decrescente (maior para o menor).

Descobrir através de conversas quem na turma tem irmãos ou irmãs. Discutir sobre a família de cada um. Desenhar a sua família.



Letra O (data prevista: 13 e 14/03)

Motivação – levar a musica da brincadeira ara a sala de aula. Explorar através da dança e dos movimentos a letra da musica.

Levar para sala um cartaz com a letra da musica, mas as palavras estarão sendo substituídas pelos desenhos delas. Criar legenda com a turma de cada desenho e ao lado escrever o nome correto de cada desenho.

Destacar a palavra ombro e a letra inicial O.

Construir cartaz com as palavras e desenhos que comecem com a letra.

Através do autorretrato que cada um fará, marcar as partes do corpo que eles tocaram na musica.

Desenhar o que temos em nosso rosto.

Qual a função do ombro? Discutir.

Representação gráfica da letra em questão.



Letra U (data prevista: 15 e 16/03)
Motivação – Parlenda “1,2 feijão com arroz...”

Atividades: Registrar a parlenda num cartaz e brincar com a turma.

Destacar os numerais e construir um cartaz com a grafia dos mesmos ao lado.

Destacar o numeral 1, a palavra um e a letra inicial U. Identificar na parlenda o numeral.

Brincar de rimar com os nomes deles.

Levá-los a descobrir as rimas dos numerais na parlenda (ex. 2 rima com arroz). Quais palavras terminam com as mesmas letras e as que tem som igual e grafia diferente.

Representação gráfica da letra U utilizando diversos materiais.

Construir cartaz com palavras e desenhos que comecem com a letra U.




4ª Unidade – Boneca de lata

Data prevista: 20 a 31/03

Palavra chave: boneca - /b/ /n/ e /c/
Motivação – musica da Bia Bedran, boneca de lata.

Atividades:

Ouvir e dançar de acordo com a música.

Apresentá-la no blocão.

Construir com a turma a própria boneca de lata utilizando diversas sucatas. Propor um nome para essa boneca. Tentar reproduzir essa boneca através do desenho (individual).

Identificar e nomear as partes do corpo que aparecem na musica.

Comparar as bonecas de hoje com as de antigamente, através de fotos ou bonecas antigas.

Realizar pesquisa com sua mãe ou avó de como eram as bonecas que elas brincavam na infância delas. Como eram, qual o nome delas, se ainda as tem...

Se possível levar para a sala bonecas de pano, de plástico, de porcelana e de outros materiais.

Listar a boneca preferida de cada menina. E levantar a discussão: menino brinca de boneca?

Leitura do livro: Menino brinca de boneca? De Marcos Ribeiro.

No próprio blocão com a musica da Boneca de lata, destacar a palavra boneca. Associar a palavra ao desenho.

Dividir a palavra em pedacinhos (fonemas), recortando-a e construindo a palavra novamente com apoio visual e depois sem o apoio visual.

Destacar o primeiro fonema .

Pesquisar desenhos e palavras que comecem com

Com as gravuras pesquisadas construir um banco de palavras (cartaz).

Permuta e comutação de novas palavras a partir desse pedacinho.

Ciências – partes do corpo humano. Discutir para que serve o nosso corpo. Pesquisar.

Comparar o corpo da boneca com o deles, nomear e debater suas funções.

Leitura que falam sobre o corpo:


Sugestão de musicas e poesia que falam sobre boneca:

• A bonequinha – Xuxa

• Flor de mamulengo – Bia Bedran

• Poesia – A boneca de Olavo Bilac




5ª Unidade: Dedo Mindinho (parlenda)

Data prevista: 3 a 13/04

Palavra- chave : dedo -

Motivação: parlenda “Dedo mindinho”
Atividades: apresentação da parlenda no blocão e propor a brincadeira identificando os dedinhos em sua própria mão.

Desenhar a silhueta de sua mão na folha branca (com tinta ou lápis de cera) e colocar em cada dedinho o rosto dos personagens da parlenda.

Destacar a palavra dedo e o fonema

Recortar os fonemas da palavra e realizar a comutação e permuta de novas palavras. Pesquisar desenhos e palavras que comecem com a letra . Construir um banco de palavras com as figuras pesquisadas.
Matemática: fixação dos numerais de 1 a 5.

Vizinhos.

Ciências: Nossos sentidos (tato, paladar, olfato, visão e audição)
Culminância: confeccionar dedoches com TNT.



Sugestões de outras musicas e livros

• Os dedinhos de Ziraldo

• Os dedinhos da Eliana (musica)

• Poesia: Quantos dedos eu tenho na mão? De José Paulo Paes


6ª Unidade: O sapo não lava o pé.

Data prevista: 17 a 27/04

Palavra chave: sapo - e


Motivação: cantiga de mesmo nome.
Atividades: brincar com a cantiga na rodinha. Reproduzir a cantiga no blocão.

Entregar à eles a musica em tiras e cada criança colocará as tiras em ordem formando a musica corretamente.

Descobrir a palavra sapo e destacar o fonema

Permuta e comutação de palavras novas.

Introdução e construção de pequenas frases.

Substituir a palavra sapo da cantiga pelo nome deles.

Pesquisar palavras e desenhos que comecem com a letra e construir um banco de palavras com essa letra.

Artes: dobradura do sapo.

Ciências: Por que o sapo tem chulé? Discutir com a turma. Criar cartaz com as conclusões debatidas.

Higiene do nosso corpo e do local em que vivemos e estudamos.

Criar com eles uma cartilha de bons hábitos de higiene.

Levar para a escola rótulos de produtos de limpeza e construir cartaz com frases explicando para que serve cada produto.

Ainda utilizando a mesma palavra destacar o ultimo fonema .

Realizar a permuta de novas palavras acrescentando a letra
. Pesquisar palavras e desenhos que comecem com a letra
e construir um banco de palavras que comecem com essa letra.